Ações de PR para a Olimpíada Digital de Matemática mobilizam dois municípios no Brasil

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19/02/19

Com trabalho da TOTUM Comunicação, prefeituras de Coruripe (AL) e Fernandópolis (SP) reúnem alunos, professores e autoridades em dois grandes eventos de premiação, com direito a desfiles em carros de bombeiro, reportagens em televisão, carreatas e apresentações públicas

Dois municípios brasileiros praticamente pararam durante a premiação da Olimpíada Digital de Matemática, primeiro torneio do gênero no Brasil disputado em uma plataforma de jogos. As cidades de Coruripe, nas Alagoas, e Fernandópolis, em São Paulo, onde estão localizadas as escolas vencedoras da competição, reuniram alunos, professores e autoridades públicas em dois grandes eventos de celebração, com direito a desfiles em carros de bombeiro, reportagens em televisão, carreatas e apresentações públicas.  

A TOTUM Comunicação foi selecionada pela Matific, empresa israelense que organizou a competição, para desenvolver toda a estratégia de PR (Public Relations) durante o torneio. A agência foi responsável pelos convites às autoridades públicas, pelo apoio na organização das cerimônias e pelas ações de imprensa. Como resultado, a Olimpíada Digital de Matemática foi alvo de cerca de 50 reportagens em jornais, revistas e televisão de todo o Brasil.  

A Escola Municipal Liege Gama Rocha, de Coruripe (AL), sagrou-se vencedora da competição. Em segundo lugar ficou a Escola Municipal Francisco Arnaldo da Silva Coronel, de Fernandópolis, seguida pelo Colégio Salesiano São João Bosco, de Juazeiro do Norte, Ceará.

O torneio reuniu mais de 600 colégios brasileiros (públicos e privados) e cerca de 260 mil estudantes, desde a educação infantil até o sexto ano, com idades entre 5 a 11 anos. As três escolas que obtiveram o maior número de acertos nos jogos propostos receberam prêmios em dinheiro e as demais ranqueadas no TOP 10 ganharam brindes e licenças gratuitas na plataforma da Matific.

Professores e alunos com melhor desempenho na plataforma de jogos também foram comtemplados com medalhas personalizadas, tablets e vale-livros. No total, foram entregues R$ 150 mil reais em prêmios e em dinheiro.

A plataforma educacional da Matific é utilizada atualmente por 450 escolas no País, com cerca de 100 mil alunos da rede pública e privada. No mundo, o sistema de gamificação da matemática atende cerca de 2,5 milhões de estudantes, de 40 países. 

Para Dennis Szyller, diretor da Matific Brasil, a proposta da olimpíada é apresentar a matemática de um jeito fascinante e engajador, tirando a ideia de que a disciplina é chata e difícil. “Além de conhecer de perto a mais premiada plataforma de matemática do mundo, os alunos puderam experimentar os jogos e, assim, vivenciar uma nova forma de aprender matemática”, comenta Szyller. “Já os professores têm a oportunidade de saber como usar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em sala de aula, além de tornar a matemática a disciplina mais esperada do dia”, acrescenta

Segundo a psicopedagoga Ana Paula Carmagnani, Gerente de Projetos Pedagógicos da Matific Brasil,  o atual ensino da matemática no Brasil, baseado em decorar e memorizar, tem levado os alunos a ter desempenhos cada vez piores na disciplina. “Trata-se de um modelo ultrapassado”, ressalta. “Por outro lado tecnologias como a da Matific promovem uma aprendizagem mais profunda, pois, além de engajá-los em situações cotidianas, estimulam a curiosidade, a exploração, o raciocínio lógico e a aprendizagem pela descoberta, em um ambiente lúdico e interativo”, acrescenta.

Reportagem veiculada na Tv Band

Fotos dos eventos em Coruripe (AL) e Fernandópolis (SP)